As facas para churrasco não são usadas somente para cortar as carnes. Com elas, o churrasqueiro pode dar forma e garantir a textura e maciez das peças. Por serem ferramentas tão importantes, devem ser bem escolhidas. Apesar de existir um tipo de faca para cada corte e funcionalidade, algumas características gerais merecem atenção durante a aquisição desse utensílio. Separamos os três principais para ajudá-lo nessa tarefa:
Elemento 1: Cabo
Em primeiro lugar, os cabos das facas para churrasco precisam ser confortáveis e apresentarem boa aderência, porque essas características influenciam diretamente na firmeza com que o churrasqueiro manuseará a carne. A melhor escolha são os utensílios bem presos à lâmina e que não escorrem da mão com facilidade.
Elemento 2: Material
No mercado, você pode encontrar facas feitas de diversos materiais. Mas as preferidas dos mestres churrasqueiros são as de aço forjada. Elas são produzidas a partir de aço derretido e colocado em moldes, nos quais o cabo (de madeira ou plástico) é instalado. Dessa forma, ele fica aderido à lâmina. Esse processo garante utensílios mais resistentes, fáceis de afiar e com boa aderência.
Elemento 3: Afiação
As suas facas para churrasco devem ser mantidas sempre bem afiadas para garantir cortes precisos e evitar que a carne desmanche.
Apesar de existir diversos métodos de afiação, todos exigem a raspagem da lâmina em uma superfície mais dura ou abrasiva para remover o metal formado e devolver sua angulação e fio. Para evitar que esse processo desgaste a faca, é importante escolher um utensílio de qualidade.
Elemento 4: Tamanho
Ao pesquisar facas para churrasco, você se deparará com modelos de diferentes tamanhos. E agora, é melhor optar por pequenas ou grandes?
Em geral, o que determina o tamanho da faca usada é o que será cortado, ou seja, o tamanho da carne. Peças grandes exigem facas grandes. Seguindo essa regra, o mais recomendado é não ter apenas uma faca. Vale investir em um kit completo para manusear melhor seu churrasco e, consequentemente, conservar os utensílios, que não precisarão ser utilizados excessivamente.
Elemento 5 – Lâmina
O tipo de lâmina é um dos aspectos mais importantes nas facas para churrasco. O ideal é optar por modelos com lâminas lisas ao invés de serras, que rasgam a fibra da carne e, como consequência, prejudicam a textura e maciez do corte.
Mantenha a qualidade das facas para churrasco com uma chaira
A chaira não serve apenas para afiar facas ruins. Ela é muito útil para manter o fio dos utensílios bons e garantir sua eficiência por mais churrascos, porque elimina microfios. Passe frequentemente nos dois lados da lâmina numa posição de 45 graus.
Quer mais recursos para fazer churrascos profissionais? Associe-se à Sociedade da Carne para receber todos os meses cortes nobres e diferenciados em sua casa, junto a um encarte informativo com informações sobre a seleção e dicas de preparo. Conheça agora mesmo o primeiro e maior clube de churrasco do Brasil.