Brasil, Uruguai e Argentina têm um uma paixão em comum: o churrasco. Mas não pense que ao viajar para algum de nossos vizinhos, você participará de eventos semelhantes aos daqui. Listamos as principais diferenças entre churrascos nos três países. Quem sabe você não se inspira em algum deles para fazer uma reunião diferente!
Método de assar a carne
Uruguai e Argentina: grelha
Brasil: grelha ou espeto
Por aqui, nosso churrasco é feito em grelhas ou, dependendo do caso (e das carnes), no espeto. Já os uruguaios e argentinos não são muito adeptos de espetos, preferindo usar somente a grelha.
O que usam para fazer o fogo
Uruguai e Argentina: lenha ou carvão
Brasil: carvão
Seja feito de acácia negra, eucalipto, briquete ou bambu, o carvão ainda é a forma mais utilizada para fazer fogo no Brasil. Já nossos hermanos usam também a lenha que, apesar de exigir um pouco mais de cuidado por parte do churrasqueiro, oferece um excelente sabor à carne.
Qual o tipo de sal?
Uruguai e Argentina: entrefino
Brasil: grosso
Com granulação que varia entre o sal de mesa e o grosso, o sal entrefino (ou sal parrillera) é o usado em churrascos Hermanos. Esse condimento se espalha pela carne de forma mais uniforme. Já por aqui, o sal grosso é o campeão por causa das explosões de salinidade e crocância causada pelos seus cristais.
Antes do churrasco
Uruguai e Argentina: empanadas e provolone grelhado
Brasil: queijo coalho e pão de alho
Bastante populares nos eventos brasileiros, o pão de alho e o queijo coalho fazem muito sucesso. Já os hermanos optam por dois clássicos: a provoleta (provolone grelhado) e a famosa empanada.
Primeiro prato do churrasco
Uruguai e Argentina: miúdos, morcilla e chorizo
Brasil: coração de frango, asinha de frango e linguiça
Os uruguaios e argentinos usam e abusam do chorizo (linguiça que mescla carne de porco e boi); miúdos; e a morcilla, que é uma espécie de chouriço de sangue. Aqui, o que predomina são entradas mais leves, como produtos de frango e a linguiça.
Carnes principais
Uruguai e Argentina: fraldinha, Bife ancho e de chorizo, costela e maminha
Brasil: picanha, maminha, fraldinha e costela
No churrasco brasileiro, a presença da picanha, maminha, fraldinha e a costela são sempre uma boa pedida para fazer um evento normal. Já nos churrascos argentinos, os cortes que comandam são: o Bife ancho e chorizo; a costela, que normalmente é assada em tiras; a maminha (colita de cuadril); e o vacio, que equivale a nossa fraldinha.
O que acompanha?
Uruguai e Argentina: batata frita, salada, parrillada de verduras, salsa criolla e molho chimichurri
Brasil: farofa, arroz, salada e vinagrete
Farofa, arroz, salada e vinagrete. Esses são acompanhamentos essenciais em qualquer evento brasileiro que envolva um bom churrasco. Para os uruguaios e argentinos, é impossível pensar nesse evento sem batata frita, salada e parrillada de verduras (legumes grelhados), e molhos como a salsa criolla (uma espécie de vinagrete) e molho chimichurri.
Qual é a bebida?
Uruguai e Argentina: vinho
Brasil: cerveja e caipirinha
Nos eventos de nossos Hermanos, o vinho é a bebida que impera, justamente por oferecer uma harmonização toda especial com os cortes servidos. Já no Brasil, não tem jeito: a cerveja e a caipirinha são as oficiais dos churrascos.
A forma como se faz churrasco reflete um pouco da cultura de cada país. Quer experimentar um pouco do churrasco argentino e uruguaio? Faça parte da Sociedade da Carne e receba todos os mês um corte proveniente dos melhores frigoríficos ao redor do mundo. Acesse agora nosso site e saiba mais!