Apesar de ser muito querido por aqui, o churrasco não é uma paixão exclusiva do brasileiro. Veja as churrascadas mais curiosas do mundo e a características de cada uma delas.
Como você imagina um churrasco sendo feito? Se a sua reposta é a carne sendo assada na churrasqueira em uma grelha ou espeto, você até está certo… mas para os padrões brasileiros! A arte de degustar uma churrascada varia de país para país, fato esse que nos ajuda a entender um pouco da cultura de cada lugar.
Convidamos você a embarcar conosco em um incrível passeio pelo mundo. Juntos, iremos conhecer os churrascos mais curiosos do planeta para mostrar que, independentemente do modo que é feito, uma churrascada é apreciada em qualquer lugar da Terra!
África do Sul
Como é chamado: braai
Os sul-africanos têm o costume de comer no braai (que também é o nome da carne grelhada), a carne de cordeiro. Também é degustado por lá a boerewors, uma forma de linguiça fresca muito popular na região.
China
Como é chamado: char siu
Preparado com vários tipos de temperos, o churrasco chinês é feito com carne de porco assada. Os chineses adicionam queijo de soja e mel para que o gosto do corte fique com um sabor mais característico.
Coreia do Sul
Como é chamado: bulgogi
Servido com diversos legumes e verduras, o bulgogi (que significa “carne ao fogo”) é feito apenas com tiras de gogi (carne), que antes de serem colocadas no fogo, são marinadas no molho de gergelim, soja e cebolinha.
Filipinas
Como é chamado: lechón
O lechón, assim como na Espanha, é um porco inteiro assado em um espeto enorme sobre o carvão. Essa mesma forma de preparo também é adotada em outros países da América Latina.
Grécia
Como é chamado: souvlaki
No berço da filosofia mundial, a Grécia utiliza lula, junto com espetinhos de carne de porco banhadas no vinho tinto para fazer seu famoso souvlaki.
Havaí (EUA)
Como é chamado: kalua
Com significado de “cozinhar em um forno subterrâneo”, o kalua é feito no IMU, um tipo de forno instalado em um buraco no chão. Nele, os nativos preparam carne de porco temperada com sal e especiarias e cobrem com folhas de bananeira.
Índia
Como é chamado: tandoor
O tandoor, além de ser o nome do evento indiano, também é o forno utilizado para assar as carnes. Nele, eles preparam o tandoori, que é um espeto de frango temperado, juntamente com um pão chamado naan e fatias de abacaxi para a sobremesa.
Japão
Como é chamado: yakitori
Na “terra do sol nascente”, a churrascada é feita com o yakitori que, além de ser o nome do evento, também são espetos grelhados muito populares no Japão – para churrascos, os mais usados são os de frango.
México
Como é chamado: barbacoa
Com origem do barbecue (churrasco americano), o barbacoa é realizado com o cozimento de carne de ovelha, vaca ou bode. No entanto, o mexicano também não dispensa servir postas de peixes e hambúrgueres.
Mongólia
Como é chamado: khorkhog
Essa é, possivelmente, a forma mais curiosa. Por lá, os mongolianos fazem seu churrasco em cima de um prato de alumínio feito somente para esse fim. E ponto final. Engraçado, não?
Reino Unido
Como é chamado: barbecuing
Assim como no Brasil, o barbecuing é feito ao ar livre no quintal das casas. Mas as coincidências param por aí. Por lá, as carnes usadas são principalmente salsichas, hambúrguer e frango.
Turquia
Como é chamado: sish kebab
Feito em grelhas clássicas, o sish kebab utiliza o kebab, que é feito com carne de cordeiro e legumes. Os turcos também têm o costume de assar izgara kofte, que são uns bolinhos de carne à milanesa.
Se dentro do Brasil já existem formas diferentes de se realizar um churrasco, o que dirá ao redor do mundo? Seja com carne diferente ou método de preparo peculiar, a churrascada mostra sua força como um evento sociocultural mundial, em que suas diferenças o tornam único.
Você também pode realizar um evento diferente de tudo já feito. Confira os cortes que já passaram na Sociedade da Carne e conheça um novo conceito de churrasco com carnes nobres que oferecerão a você uma experiência sem igual!
1 Comments
muito legal este atigo me ajudou muito valeu contineu assim