Um mestre churrasqueiro de verdade reconhece a importância dos acessórios para churrasco. Saber escolher os objetos certos e atentar-se para a qualidade deles garantirá que seus eventos sejam sempre muito bons. Veja, a seguir, os utensílios que você precisa ter na sua churrasqueira:
Kit de guerra: os acessórios para churrasco essenciais
Os itens que destacamos são aqueles que, sem eles, você terá certa dificuldade na churrasqueira. Cada um cumprirá uma tarefa essencial para o sucesso do seu churrasco e precisa ser escolhido com cuidado.
Faca + Garfo + Pegador + Espátula
Com esses quatro itens, você poderá manusear a carne para levá-la ao fogo ou quando ela já estiver sob a grelha.
Para a faca, invista em boas opções e tenha lâminas específicas para cortar, desossar e quebrar ossos. Não esqueça de ter um amolador que a mantenha bem afiada e pronta para uso.
A espátula é um bom recurso para amantes de um bom hambúrguer. Ao usá-la, o mestre churrasqueiro evitará que a carne se despedace ou perca o suco que a deixa saborosa.
O pegador, por sua vez, pode ser um bom substituto para o garfo. Além de deixar o manuseio da carne mais fácil, também evita perda de suco, já que não perfura a peça.
Tábua + Grelha + Espeto
Este trio precisa estar na sua churrasqueira. Ferramenta essencial para o mestre churrasqueiro, a tábua de cortar é fabricada em diferentes materiais. As de madeira, por exemplo, são recomendadas por não estragarem a faca que será usada para cortar a carne e pela facilidade na higienização. Sobre isso, é fundamental limpá-la corretamente para evitar contaminações e substituí-la quando estiver desgastada.
As grelhas também são diversas. Há a grelha varão, a argentina e a moeda. A primeira é clássica e muito versátil, já que comporta carnes, espetinhos e legumes. A segunda ganhou bastante destaque nos últimos tempos e é indicada para quem quer evitar muita fumaça, pois impede que a gordura caia no fogo. A terceira é bastante comum nos churrascos brasileiros e é opção mais econômica.
O espeto, bastante familiar, precisa ser escolhido com cuidado. Como há muitas opções, é fácil se confundir, então, tenha em vista que há versões específicas para assar linguiça e coração de galinha e outras mais robustas para o preparo de peças inteiras. O espeto giratório pode ser uma solução bastante interessante pois facilita a ação do churrasqueiro e possibilita um cozimento uniforme da carne.
Força adicional: para quem quer aprimorar
Apesar de não serem obrigatórios, os acessórios a seguir potencializarão seu desempenho na churrasqueira.
Acendedor elétrico + lâmpada + termômetro
Acender uma churrasqueira pode ser, além de trabalhoso, perigoso, dependendo da forma como é feito. O acendedor elétrico ajuda muito nesse sentido, já que basta colocá-lo no meio do carvão e ligá-lo na tomada para ver a mágica acontecer.
A lâmpada é indicada para quem tem churrasqueiras de alvenaria e precisa dar uma espiada no estado das carnes assadas. Bem melhor que o celular, né?
Já o termômetro é ideal para perfeccionistas. Quem busca o ponto ideal de uma carne ou o momento perfeito para colocá-la na grelha pode usar este instrumento.
Pilão + Gamela + Garra
O pilão tem uma dupla função no churrasco: pode ser empregado tanto na preparação das carnes, como utensílio de moer o sal grosso ou ervas aromáticas, como para a elaboração de uma deliciosa caipirinha.
A gamela é uma solução bem bonita para dispor as fatias já assadas, além de funcionar bem como decoração da mesa.
A garra, por sua vez, é peça recomendada para facilitar o manuseio da carne já assada e pode ser usada para desfiar cortes como o cupim, costela e frango.
Vitória anunciada: hora de recolher os espólios
Após um churrasco bem-sucedido, nada melhor que receber os elogios pelo evento. Com os acessórios para churrasco certos e os conhecimentos necessários para obter resultados incríveis, só resta celebrar.
Se você tem dúvidas ou sente que pode complementar o seu conhecimento, baixe nosso Guia do Churrasco e receba ainda mais dicas!