Culinária tem a ver com experimentação. Mesmo que o uso de sal grosso e pimenta-do-reino seja uma aposta certeira, há muitos outros condimentos que podem ser empregados na preparação de uma carne. Veja a seguir como temperar carne para churrasco e surpreenda a si mesmo e aos seus convidados. Confira!
Inovação no seu churrasco
Há alguns condimentos que são muito bem-vindos no churrasco. As ervas aromáticas, o chimichurri (muito comum na Argentina), o azeite e temperos clássicos como o alho e a cebola podem ser empregados para reforçar o sabor do corte e deixá-lo ainda mais perfumado. Veja mais possibilidades:
Picanha selada no mel
A receita é muito simples e trará um sabor todo especial para a picanha, a famosa rainha do churrasco brasileiro. Além de deixar a carne mais dourada, o mel traz um sabor levemente adocicado que combina muito bem com ela e a carameliza. Basta passá-lo na peça inteira e depois polvilhar sal grosso moído nos dois lados da carne. Depois, leve ao fogo alto (sem chamas altas), vire-a após dois minutos para que sele de ambos os lados.
Reserve o corte para que ele descanse e após dois minutos faça cortes transversais. Polvilhe os novos pedaços com sal grosso e leve ao fogo alto por mais dois minutos.
Veja o passo a passo detalhado da receita a seguir:
T-bone selado na manteiga
Nesta preparação, há duas surpresas que tornam este prato ainda mais especial: o uso de alecrim e de molho inglês. Além disso, você pode selar a carne tanto na grelha quanto na frigideira.
Após derreter a manteiga e adicionar alecrim à composição, pincele o líquido por todo o T-bone e coloque-o sob a grelha por um minuto e meio, lembrando de virá-lo após isso para que todos os lados sejam selados. Em seguida, passe o molho inglês em toda a extensão da carne e leve-a de volta à grelha para que asse por completo.
Caso você sele a peça na frigideira, pode usar o caldo de manteiga e alecrim como base para uma farofa com cebolinha, pimenta-do-reino e sal.
Cordeiro com toque de hortelã
Por ter um sabor marcante, é recomendado que as combinações com cordeiro sejam mais suaves para evitar a sobreposição de sabores. A elaboração de uma pasta com hortelã, alecrim, alho, pimenta, sal, azeite e vinho branco seco traz frescor ao prato sem que o cordeiro perca o protagonismo.
O indicado é que esta pasta seja passada em toda a peça e que a carne seja reservada por cerca de 30 minutos para que ela absorva bem os sabores da pasta. Após, leve ao fogo (grelha ou forno) por uma hora. O resultado é uma carne dourada e muito saborosa.
Longe da sua churrasqueira: vinagre, limão e água
Embora haja muita liberdade na forma como você preparará seu churrasco, há algumas regras que precisam ser seguidas para evitar desastres:
Regra nº1
Sempre pense em combinações que ressaltem os sabores em vez de gerar competição entre eles.
Regra nº2
Lembre-se que o protagonista do seu churrasco é a carne, então, busque valorizá-la desde a escolha do produto até a definição dos acompanhamentos ideais.
Regra nº3
Esta regra de ouro evitará que você transforme sua confraternização em pesadelo: não use alimentos ácidos para temperar sua carne. Eles reagem com componentes da peça e fazem ela ficar ressecada e dura. Também não use água, pois ela tira o sabor natural da carne.
Quer mais dicas como essa? Baixe o nosso Guia do Churrasco e veja outras opções de tempero e de como se preparar para fazer churrascos inesquecíveis!