Um dos maiores segredos na preparação de um churrasco delicioso é saber utilizar a medida correta de sal para temperar os cortes de carne que serão servidos aos convidados. Além disso, é preciso conhecer quais os tipos de sal para churrasco existentes e saber os que são adequados ou não para ressaltar os sabores das carnes. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!
Os tipos de sal para churrasco disponíveis no mercado
Diferentemente do que o senso comum clama, o sal grosso não é a única opção possível para temperar as carnes do seu churrasco. Há diversos tipos de sal no mercado que ajudam a ressaltar o sabor dos cortes de formas inovadoras, proporcionando uma experiência gastronômica única, agradável e deliciosa.
Sal marinho
O sal marinho é obtido a partir da evaporação da água do mar. Por não passar pelo processo de refinamento, esse tipo de sal não tem aditivos químicos e ainda mantém nutrientes e minerais que deixam de existir no sal refinado comum.
Uma grande vantagem do sal marinho é que, devido ao tamanho de seus grãos e sabor mais acentuado, o churrasqueiro não precisa usar tanto desse tempero para garantir mais sabor ao seu churrasco.
Sal do Himalaia
Também conhecido como “sal rosa” por sua coloração, o sal do Himalaia garante um sabor suave e picante para os cortes preparados no seu churrasco. Seu sabor diferenciado é versátil, podendo ser usado para temperar com excelência diversos tipos de carne.
Para aqueles churrasqueiros que se mantêm atentos em relação à quantidade de sódio nos alimentos consumidos, este sal é uma boa pedida porque possui quase metade da quantidade de sódio do sal refinado.
Sal de Parrilla
Muito utilizado em churrascos argentinos, o sal de parrilla possui grãos médios é muito saboroso. Nas parrilladas, é comum temperar as carnes com o sal somente depois de serem assadas.
Devido à textura irregular das peças de carne mais grossas, este sal se espalha de forma mais uniforme e gradual do que outros tipos de sal e proporciona um sabor irresistível ao seu churrasco.
Sal negro
Sabor intenso e coloração marcante: é assim que pode ser resumido rapidamente este tipo de sal. Extraído das montanhas do Himalaia, o sal negro tem origem vulcânica e combina perfeitamente com carnes vermelhas, além de trazer resultados incríveis em casos especiais, como quando combinado com uma bela peça de chuleta de Angus.
Sal defumado
Este sal é muito versátil quando o assunto é churrasco. Por ser preparado com madeiras nobres, possui um sabor levemente adocicado e ressalta o sabor defumado das carnes tão aguardado por qualquer convidado, além de intensificar os aromas do churrasco.
Independentemente de qual tipo de sal você usar, é importante lembrar que usar carnes de qualidade faz total diferença em um bom churrasco. A Sociedade da Carne possui o Clube do Churrasco, onde os sócios recebem mensalmente cortes nobres de carne para transformar o seu churrasco em uma experiência de outro mundo. Confira nosso site e saiba mais!
1 Comments
Adorei as dicas de Sal!,As dicas no modo geral!!!